segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pantera - Rock que atravessa gerações!



Embora o Pantera tenha ficado conhecido como uma banda de thrash metal, com letras violentas, carregadas de crítica, convém dizer que durante a década de 80 não passavam de mais um grupo Glam da Califórnia. Isso mesmo! glam, com visual andrógino, maquiagem, roupas extravagantes no melhor esquema "Poison".

Diamond Darrel Abbott, Rex Rocker Brown e Vinnie Paul Abbott começaram a tocar juntos numa banda de jazz, posteriormente adicionando distorção com Terry Glaze nos vocais. Seguindo a linha "hard rock farofa", lançam durante a década de 80 os álbuns Metal Magic(83),Projects in the Jungle (84) e I am the Night(85). Nenhum deles, porém, obteve grande repercussão.

Os rumos do som da banda começaram a mudar com a saída do vocalista Terry Glaze e sua substituição por David Peacock, e posteriormente por Phil Anselmo, o que colocaria o Pantera definitivamente na trilha do Metal pesado. A transição de estilos foi feita com Power Metal(88), que foi um sucesso de vendas.

Abandonaram de vez o visual afeminado, e gravam em 1990 Cowboys from Hell, que ainda com mais peso, projetaria Phil Anselmo como um dos mais potentes vocalistas da década.

Obtiveram repercussão mundial com o álbum Vulgar Displayer of Power, de 1992, considerado por muitos o melhor trabalho do grupo. O single "Mouth for War" foi o primeiro de uma banda de Metal a atingir o topo da lista da Billboard.

Em 1994, Far Beyond Driven trazia composições um pouco mais lentas mas não menos pesadas e estréia no primeiro lugar nos EUA. O destque fica por conta dos riffs e solos poderosos de Darrel, que já era considerado um dos melhores guitarristas de todo o mundo no estilo.

Dois anos depois, o agressivo The Great Southern Trendkill atacava a mídia, citando inclusive a MTV americana e repudiava de forma solene os modismos do cenário "independente" da época. Provando que não estavam para brincadeiras, recusaram-se a dar entrevistas para revistas consagradas como a Spin e a Rolling Stone.

O primeiro registro ao vivo veio logo depois com Official Live 101 Proof, segundo os próprios integrantes "para que os fãs tivessem algo de qualidade e não comprassem mais produtos piratas".
Produzido por Dimebag Darrel e Vinnie Paul, é lançado em 2000 o álbum Reinventing the Steel, ainda mais pesado e com linhas de guitarra e bateria muito bem trabalhadas. A faixa "Goddamn electric" conta inclusive com a participação do guitarrista Kerry King do Slayer, outro ícone da música pesada.

Muitos boatos, no entanto, começaram a circular a respeito sobre um possível fim do Pantera. Em 2003, o vocalista Phil Anselmo afirmou que a banda não acabou, mas que eles vão tirar alguns anos de férias e talvez voltem a gravar juntos no futuro. Enquanto isso, ele se concentra no projeto Superjoint Ritual enquanto que os irmãos Dimebag e Vinnie estão trabalhando com o Damageplan.

Declarações um tanto quanto ofensivas de ambos os lados, entretanto, fez com os fãs perdessem de vez as esperanças de ver o Pantera unido novamente. Mesmo assim, o grupo continua sendo um dos mais importantes da história do heavy metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário